A Sessão Temática terá como convidada a Profª Elisabete Cruz, da Universidade de Évora.
O tema da sua apresentação será “Monitorizar e certificar as Competências Digitais dos alunos: caminhos trilhados no Projeto Escol@s Digitais e novos desafios”.
A apresentação da professora Elisabete decorrerá na sala plenária, no Auditório 2 do Colégio Luís António Verney .
Elisabete Cruz
Professora Auxiliar da Escola de Ciências Sociais da Universidade de Évora (UÉ), membro da equipa do CCTIC da UÉ e membro integrado do Centro de Investigação em Educação e Psicologia da mesma instituição, desde 2024. Doutorada em Educação pela Universidade de Lisboa em 2015, onde também foi docente e mantém a ligação com a Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, como membro colaborador do Grupo de Investigação Currículo, Formação de Professores e Tecnologia – domínios que enquadram a sua atividade científica.
É também membro do Grupo de Estudo Ambientes e Práticas Emergentes da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação – Secção de Educação a Distância (SPCE-SEaD), e integra a Equipa Editorial da revista Educação, Formação & Tecnologias (EFT), que se destaca como um espaço de diálogo e partilha de investigação no domínio da Educação Digital. Tem participado em várias equipas de investigação de projetos nacionais e internacionais, desde 2008, e realizado várias publicações que abordam o estudo e análise de conceções, processos e práticas curriculares orientadas para a promoção de aprendizagens socialmente relevantes com recurso a tecnologias digitais.
No âmbito do Projeto Escol@s Digitais (2021-24), foi responsável pela coordenação das atividades desenvolvidas nos eixos da Certificação Digital dos Alunos e do Observatório. Mais informações sobre a sua produção científica estão disponíveis no
ResearchGate: https://www.researchgate.net/profile/Elisabete-Cruz
As Partilhas de Práticas decorrem da parte da manhã, de acordo com o horário definido no programa, e serão organizadas da seguinte forma:
- Cada Agrupamento envia antecipadamente para a organização (jose.calado@uevora.pt), até ao dia 3 de fevereiro de 2025, em formato digital, e traz, no dia, em formato de papel, um poster com o tamanho A3, onde seja possível ver algumas práticas educativas de referência com recurso ao digital, com foco no desenvolvimento curricular, através de métodos ou estratégias ativas e dinâmicas que promovam aprendizagens significativas, evitando centrar-se no uso de ferramentas como fins em si mesmas.
- Estes posters serão colocados, no início dos trabalhos, num espaço definido pela organização especificamente para este fim.
Experiências e Desafios dos Agrupamentos de Escolas nos Laboratórios de Educação Digital (LED)
A partilha de boas práticas entre quatro agrupamentos de escolas na utilização dos Laboratórios de Educação Digital (LED) representa uma oportunidade única para destacar o impacto transformador destes espaços no ensino. Estes agrupamentos têm explorado os recursos tecnológicos dos LED para promover abordagens pedagógicas inovadoras, fortalecer a colaboração entre docentes e alunos e fomentar um ambiente de aprendizagem mais inclusivo e dinâmico.
Cada agrupamento traz contributos valiosos, evidenciando como os LED podem ser adaptados a diferentes contextos escolares para responder a desafios específicos e potenciar o sucesso educativo. Esta partilha será um momento inspirador, onde estratégias eficazes, projetos inovadores e soluções práticas serão apresentados, proporcionando um rico repertório de ideias para a comunidade educativa. Assim, esta troca de experiências reforça o papel dos LED como pilares da transformação digital na educação.
Na sessão plenária dos LED, teremos o testemunho do Agrupamento de Escolas Manuel Ferreira Patrício, em Évora. O agrupamento fará uma apresentação cronológica do LED do agrupamento.

Na partilha de práticas de referência, contaremos com a presença de 4 agrupamentos de escolas do Alentejo:

Agrupamento de Escolas da Vidigueira
Vidigueira



O objetivo desta sessão é dar a conhecer boas práticas implementadas nos LED, promovendo a disseminação de estratégias pedagógicas inovadoras e o impacto positivo que estas têm nos processos de ensino e aprendizagem.